13 de Janeiro de 1935: nasceu Mauro Forghieri
O engenheiro Mauro Forghieri marcou uma era na Scuderia Ferrari. O engenheiro mecânico, nascido em Modena a 13 de Janeiro de 1935, é filho de um operário da Ferrari. Chegou a Maranello ainda jovem para trabalhar no Departamento Técnico onde pontificava Carlo Chiti, as relações entre o velho engenheiro e o jovem recém-chegado nunca foram as melhores.
Mauro Forghieri está directamente ligado aos sucessos desportivos do Ferrari GTO ou ao Ferrari 250 P, o primeiro modelo com motor traseiro utilizado pela Scuderia para vencer as 24 Horas de Le Mans em 1963. Mas, apesar de modelos míticos como o P4, as coisas não correram da melhor forma para a Ferrari, nem no campeonato de Sport nem na F1, onde depois do título de John Surtees em 1964 começou um longo jejum. O engenheiro acabou por ser posto em causa, chegando mesmo a ceder a liderança do Departamento Técnico a Sandro Colombo, para se concentrar ao "Ufficio Studi Avanzati".
Depois do insucesso de Sandro Colombo, Forghieri regressou à liderança da "Gestione Sportiva" e lançou as bases do 312 B3/74 que permitiu a Clay Regazzoni discutir o título com o McLaren M23 de Fittipaldi e serviu de base para o 312 T de 1975 equipado com um motor 3.0 V12 boxer de 12 cilindros, com a caixa de velocidades montada em posição transversal.
O 3.5 V12 para a F1 foi realizado por Forghieri. Mais tarde, quando o italiano Romano Artioli comprou a Bugatti e fundou a Bugatti Automobili S.p.A., surgiu o EB110 realizado por nomes famosos como os designers Marcello Gandini e Paolo Stanzani e o engenheiro Mauro Forghieri.